top of page
arte master.jpg

blog

  • Ricardo Neves

Agir com o coração



Há pouco mais de um ano, publiquei um artigo sobre meu primeiro ano como “CEO virtual”. Ao produzir aquele conteúdo, percebi que essa história que vivia “ao vivo”, em frente as câmeras, poderia render um livro. E rendeu! “CEO virtual: lições de liderança para um mundo pós-pandemia” chegou ao mundo, nas versões impressa, digital e audiobook, pela editora e-galaxia!

É inevitável, nesse momento de lançamento, ver um filme passando em frente aos olhos. Resolvi revisitar o artigo escrito em abril de 2021 e que fez emergir o desejo do livro. O link desse artigo original está aqui para os curiosos.

Ao assistir a esse filme imaginário, posso dizer que é muito confortável e, ouso dizer, emocionante, me sentir coerente na vida e atuação como CEO. Me enxergar agindo a partir do coração, sem pudor, e sempre com os objetivos corporativos claros em mente. Conciliando o que podem parecer mundos distintos. Agir de acordo com minha própria verdade. Parece que quando se age assim, o mundo se abre para que as tarefas mais desafiadoras [ como escrever um livro! ] encontrem formas mais fáceis de se realizarem.

Eu nunca poderia imaginar que publicaria um livro no segundo ano como CEO, ainda em meio a pandemia de Covid-19 que segue nos desafiando a viver apesar dela. Mas senti essa vontade emergir em meu coração. Desde antes de assumir o novo cargo nutria o desejo de compartilhar os ensinamentos com mais gente. Foi essa a motivação dos artigos que publico aqui e é dessa vontade que o livro também nasce.

O processo de criação do livro foi um fantástico exercício de revisão das experiências vividas no papel de CEO pela primeira vez. Eu, um “trainee de CEO”, como brinco e ainda um CEO virtual. Foi um review da minha própria vida!

Como já disse por aqui, vivo mais intensamente uma experiência quando a compartilho, seja em conversas, textos pequenos e agora, com o livro. Página a página refleti sobre quais foram as reais lições que tomei nessa jornada até aqui e que podem facilitar a vida de outros executivos, em todos os níveis hierárquicos.

Na jornada da escrita, não teve jeito, voltei às minhas raízes familiares nordestinas que estão impregnadas no meu jeito de ser no mundo e na gestão de pessoas. Revivi as ações e os impactos delas na vida de tantas pessoas ao longo desses dois anos. Ações tomadas a partir de uma maior consciência do papel social das organizações no mundo.

E ainda tive de me encarar no espelho como pai de dois adolescentes e confessar que sou muito mais competente como CEO do que no cargo vitalício de pai.

Todo o aprendizado que tive nos últimos anos em torno de diversidade e inclusão, as experiências de um CEO nas redes sociais são também aspectos que trago no livro, que tem como grande motor a crença de que sim, viveremos muito, alguns de nós, serão pessoas centenárias e devemos seguir aprendendo até o fim.

No final das contas, tento mostrar no livro como a autenticidade e humanização da liderança trouxeram o suporte para fantásticos resultados entregues pela companhia nesses últimos anos.

No processo, aprendi sobre uma indústria que desconhecia. Quantos profissionais distintos são necessários para se publicar um livro. Uma engrenagem invisível a quem vê as publicações prontas nas livrarias. O livro “CEO virtual: lições de liderança para um mundo pós-pandemia” será impresso on demand, ou seja, para evitar desperdício de papel, cada exemplar será impresso após a compra nas lojas digitais. E todo o lucro será revertido para a Associação São Francisco da Providência, com a qual Claudia e eu colaboramos há muitos anos. Quem quiser conhecer mais, pode acessar o site deles aqui.

O laser é a mais coerente das ondas, por isso a mais precisa. Pensar, sentir e agir em uma mesma direção nem sempre é tarefa fácil na vida e especialmente na vida corporativa. Mas hoje encorajo a todos a esse movimento. Agir com coerência tem a ver a agir a partir de seus valores pessoais. O que lhe importa na vida? Como você pode dedicar seu tempo ao que lhe importa? Há milhares de respostas possíveis. Como você pode tornar seus movimentos mais coerentes? Venho experimentando nesses últimos anos e vejo que isso pode, realmente, ser poderoso.

Espero que você venha a ler e aprecie o livro!

Comments


bottom of page